‘Só tenho mais seis anos de vida’: como Silvio Santos anunciou doença terminal e causou escândalo no país

PUBLICIDADE

Ana Carolina Soares, jornalista da Revista Contigo, protagonizou uma das mais emblemáticas entrevistas com o apresentador Silvio Santos, bilionário e proprietário de uma das maiores emissoras de televisão do país. O episódio foi registrado no ano de 2003. Ela recebeu a difícil missão de contatar o Homem do Baú para uma entrevista exclusiva. O teor da conversa viria a causar grande repercussão em toda a imprensa do país, tendo em vista as declarações falaciosos ditas pelo apresentador, em tom de brincadeira.

“Oi, Silvio. Meu nome é Ana Carolina Soares. Há boatos de que você pretende se aposentar. É verdade?”, iniciou Ana Carolina Soares por meio de uma ligação telefônica. “Ah, você não sabe? No ano passado fui ao Medical Center, em Miami, e eles declararam que só tenho mais seis anos de vida. Estou com um problema gravíssimo nas artérias do coração. E eles me disseram que, de agora em diante, só preciso descansar (pausa). No duro”, respondeu o empresário.

Dando continuidade para a história, o empresário chegou a dizer que teria colocado o SBT à venda. Boni, diretor da Rede Globo, e a emissora mexicana Televisa teriam realizado um acordo de 1 bilhão de reais para adquirir a estação televisiva.

Logo que essas declarações vieram a estourar na mídia do país, um grande burburinho se formou entre o povo. Ana Carolina Soares se recorda de que Silvio Santos utilizava tom de gozação na conversa, mas por se tratar de uma grande personalidade do país, não poderia deixar essas informações passarem em branco.

A reportagem foi atrás de amigos pessoais de Silvio Santos, como o apresentador Gugu Liberato, que negaram ciência de que o empresário estaria vivendo problemas terminais em sua saúde. Um paparazzi contratado pelo grupo Abril fotografou o dono do SBT fazendo compras normalmente em Orlando, nos Estados Unidos, onde estava morando na época, evidenciando que as declarações poderiam ser uma grande falácia.

Diante do contexto, a revista abordou a notícia como sendo brincadeira por parte de Silvio Santos. A própria imagem de capa mostrava o apresentador bem, desmentindo as declarações que havia dito para a jornalista.

Em entrevista para o UOL, recordando deste momento de sua carreira, Ana Carolina Soares conta que Silvio Santos e Gugu Liberato conversaram pelo telefone, com o dono do SBT deixando claro que tudo foi uma grande brincadeira, mas tecendo elogios para o profissionalismo da repórter. “Ele falou: ‘era uma repórter inteligente e captou esta declaração.’ A Contigo! Vendeu horrores naquela semana”, recordou.

Apesar de alguns setores da mídia do país terem disparado críticas contra a jornalista e a revista, Ana comemora o fato de ter recebido uma grande oportunidade em sua carreira após a entrevista com Silvio Santos. De quebra, foi contratada por Roberto Civita, presidente do grupo Abril, tendo em vista que era uma jornalista freelancer naquela época.