in

Doença de Túlio Gadêlha pode matar? Dr. Drauzio Varella responde

Pinterest/Divulgação | RD1/Divulgação
Publicidade

Túlio Gadêlha, namorado de Fátima Bernardes, sentiu alguns sintomas gripais ao longo da última semana, e resolveu averiguar. Exames clínicos constataram que o famoso está com pneumonia, doença respiratória bastante comum, que acomete centenas de milhares de brasileiros todos os anos. Desde o momento em que a informação se tornou pública, os fãs ficaram sensibilizados, tendo em vista que já enfrenta um drama pessoal ao lado da companheira, que trata um câncer no útero.

Com o anúncio do diagnóstico de Túlio Gadêlha, o assunto envolvendo a pneumonia passou a ser discutido entre o público. Em tempos de pandemia provocada pelo coronavírus, é muito importante saber diferenciar os sintomas, a fim de procurar a ajuda médica adequada.

O doutor Drauzio Varella explica que a pneumonia muito se confunde com outras doenças respiratórias, tendo em vista os seus sintomas gripais. O grande diferencial, entretanto, reside no fato do paciente apresentar tosse com secreções verde-amareladas.

Publicidade

Pneumonia pode matar?

A doença não apenas pode matar, como é a responsável pelo óbito de 100 mil pessoas por ano, somente no Brasil. Existem alguns fatores de risco para a pneumonia, tais como doenças que afetam o sistema imunológico, como alcoolismo, câncer ou Aids não controlada, tabagismo, doença pulmonar crônica dentre outros fatores.

A grande maioria das vítimas fatais são crianças com idades entre 0 a 5 anos, além de idosos, a partir da casa dos 60 anos, sendo o grupo mais vulnerável. A depender da gravidade, pode requerer internação, mas geralmente, em pacientes fora dos grupos de risco, pode ser tratada em casa, com o uso da medicação.

Túlio Gadêlha está nesse último grupo mencionado. O deputado federal, felizmente, não apresenta sintomas mais graves, e realiza o tratamento dentro de casa, na companhia da namorada. Hoje em dia, existem vacinas para tratar a doença, disponibilizadas gratuitamente apenas para crianças até cinco anos e idosos.

Para se livrar de preocupações com a pneumonia, tome nota: cultive hábitos saudáveis de higiene, lavando as mãos com frequência. Se você fuma ou bebe, livre-se do vício. Mantenha uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática constante de atividades físicas. Para as mamães, o alerta é importante: dê início à amamentação imediatamente, a fim de que o seu bebê possa desenvolver uma boa imunidade e ficar livre de complicações provocadas pela doença.

Publicidade
Publicidade
Henrique Furtado

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com