Relembre a impactante história da novela ‘A Viagem’

PUBLICIDADE

De volta ao canal Viva nesta segunda-feira, 21, A Viagem foi um grande sucesso em 1994, quando a TV Globo a produziu e a exibiu na TV. A trama tem como foco central a vida após a morte e pode impactar muita gente que venha a assisti-la atualmente.

A história ocorre em torno de Alexandre (Guilherme Fontes). O personagem é um jovem rico viciado em drogas e álcool que acabou se endividando. Para quitar a dívida, tem a ideia de roubar um cofre no local em que trabalha, mas tudo dá errado e no desespero, ele mata o tesoureiro para evitar ser entregue a polícia.

Não adianta nada e seu irmão Raul (Miguel Falabella) e o cunhado Teo (Mauricio Mattar), com quem não tinha uma boa relação, acabam o entregando a polícia. Diná (Christiane Torloni), sua irmã, o defende de todas as formas e corre atrás do melhor criminalista do país para evitar que o irmão seja condenado.

O advogado, Otávio (Antonio Fagundes), entretanto, não aceita defendê-lo, pois era amigo da vítima e promete ajudar a condená-lo. A mãe de Alexandre, Maroca (Yara Cortes) fica com o coração partido com o que o filho faz, mas mesmo assim, se mantém do lado dele e não quer que ele seja condenado. Já a namorada de Alexandre, Lisa (Andréa Beltrão), decide abandoná-lo, pois a relação já era conturbada e cheia de conflitos e a prisão do rapaz se tornou uma válvula de escape para colocar um fim em tudo.

Sem a ajuda de um bom advogado, Alexandre é condenado a passar quase vinte anos na prisão. Enquanto Maroca e Diná sofrem com a sentença, Alexandre decide tirar a própria vida, mas antes disso, jura que vai se vingar de todos que o fizeram terminar na prisão, virando-lhe as costas.

A morte de Alexandre simbolizou grande sofrimento para a mãe e a irmã do jovem, e a sensação de um final para Raul, Otávio, Teo e os parentes da vítima, mas o que ninguém imagina era que ela se manteria presente em suas vidas, enlouquecendo todos os seus algozes. Diná e Maroca são poupadas, pois não viraram as costas para o criminoso, apesar de a irmã ter o traído ao se apaixonar por Otávio.

Alexandre dedica sua vida pós morte para acabar com os inimigos, causando mortes e destruição durante toda a trama. Por outro lado, existe uma parte do plano pós morte que tenta fazer Alexandre se arrepender de seus erros para que possa ter paz na eternidade.

Considerada uma das maiores produções da TV Globo na década de 90, A Viagem até hoje é lembrada pelo público. Guilherme Fontes, apesar de ter encarado vários outros personagens após a trama, até hoje é lembrado como o perigoso Alexandre.

A Viagem estreia hoje, às 15h15, pelo Viva, com reprise do primeiro capítulo às 23h55, horário de Brasília.