Doença de Palmirinha Onofre pode matar? Dr. Drauzio Varella responde

PUBLICIDADE

Palmirinha Onofre, 89 anos, voltou a ser internada no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo – oito dias após receber alta pelo tratamento de um distúrbio metabólico. A veterana apresentadora de culinária deu entrada à unidade de saúde na tarde deste domingo (20), mas a informação somente se tornou pública nesta segunda-feira.

Com a idade avançada, e as sucessivas internações – que somam três deste outubro deste ano -, muitos fãs e admiradores questionam o estado de saúde da famosa. Desta vez, assim como na internação de dois meses atrás, Palmirinha Onofre foi diagnosticada com um quadro de infecção urinária, cujo quadro geral é considerado estável, sem nenhum motivo para pânico ou alarde.

Infecção urinária pode matar?

Em seu canal no YouTube, o médico Drauzio Varella publica um vídeo no qual dá explicações a respeito da doença. A infecção urinária é mais comumente relacionada ao gênero feminino, por questões puramente anatômicas, incluindo a pequena extensão do canal da uretra – em comparação ao homem – tornando mais fácil a chegada das bactérias até a bexiga. Pessoas com diabetes também estão mais propensas, tendo em vista as diversas alterações provocadas pelos desníveis de açúcar na corrente sanguínea.

Os sintomas variam bastante, e geralmente estão associados com vontade excessiva e ardência ao urinar, mas geralmente com pouco líquido saindo na urina. A infecção pode acometer todos os órgãos do sistema renal, incluindo a uretra, bexiga e rins.

No caso de Palmirinha Onofre, a reincidência preocupa. As autoridades médicas apontam preocupação maior em casos de repetição da infecção urinária por pelo menos três vezes no decorrer de um ano. Geralmente, a doença é de fácil cura quando tratada da maneira adequada, mas pode provocar uma infecção generalizada, em caso de descuido, resultando no óbito do paciente.

Existem medidas simples, mas eficazes, capazes de afastar a incidência da infecção urinária. É recomendável a ingestão dos níveis adequados de água, a fim de que a urina possa estar sempre fazendo a limpeza do canal da uretra. Urinar após as relações íntimas também é importante, pelo mesmo motivo de limpeza dos canais. A higienização é outro aspecto de grande importância, sempre com o uso de sabão e bastante água. Por fim, vale a dica de evitar roupas íntimas muito apertadas, as quais tendem a provocar superaquecimento na região, propiciando a umidade e a proliferação das bactérias.

Palmirinha passa bem

A apresentadora está recebendo todos os cuidados médicos necessários, e não corre nenhum risco de vida. “A paciente encontra-se estável clinicamente, sem previsão de alta”, diz uma nota do hospital Oswaldo Cruz assinada pelos médicos Marcelo Oliveira Santos e Antonio da Silva Bastos Neto, diretor-clínico e diretor-executivo da unidade de saúde, respectivamente.

Figurinha carimbada da televisão brasileira, a vovó Palmirinha Onofre ganhou grande visibilidade a nível nacional a partir da década de 1990, quando foi convidada por Ana Maria Braga para participar de quadros culinários no programa Note e Anote, da Record. Em sua carreira, passou pela TV Gazeta, com participações nos programas TV Culinária e Mulheres. Um dos trabalhos mais recentes aconteceram em 2012, quando foi contratada para apresentar o BemSimples, do grupo Fox.