‘Sistema Branco de Televisão’: polêmica envolvendo o SBT tomou conta das redes sociais

PUBLICIDADE

Para desejar ao público um feliz 2021, o SBT divulgou em suas redes sociais uma arte com os principais apresentadores de seu elenco. No entanto, a imagem que deveria representar um momento de celebrações, gerou revolta após os internautas constatarem a falta de diversidade da emissora. A rede comandada por Silvio Santos foi duramente criticada por ser composta apenas de pessoas brancas.

Os internautas não pouparam comentários ao ironizar que a sigla SBT seria referente a ‘Sistema Branco de Televisão’, e não Brasileiro como é registrado. Influenciadores negros também ficaram incomodados e divulgaram a imagem criticando a falta de representatividade no elenco.

Algumas pessoas destacaram o fato do Brasil ter mais de 50% da população considerada negra e o SBT, com toda a sua influência, não ter se atentado à necessidade de apostar em diversidade na tela, algo que tem sido levado muito a sério por empresas no mundo todo. 

Na imagem, Silvio Santos aparece centralizado em foco. Ao seu lado esquerdo, na parte superior aparecem as três filhas apresentadoras: Patrícia, Rebeca e Sílvia Abravanel. Ao lado direito, também na parte superior, aparecem os três apresentadores mais antigos da emissora: Raul Gil, Ratinho e Carlos Alberto de Nóbrega. E nas duas colunas abaixo aparecem mais 20 artistas do elenco, entre eles: Eliana, Celso Portiolli, Danilo Gentili e Chris Flores.

Sílvio Santos está afastado da mídia desde 2019, quando gravou pela última vez seu programa no SBT, mas vale lembrar que ele já se envolveu em polêmicas com negros em seu programa. Em uma oportunidade, Sílvio chegou a ignorar uma cantora negra no palco, além de já ter sido acusado de racismo contra a atriz Júlia Olliver, que na época era adolescente e atuava em “Chiquititas”, ao desfazer do sonho da menina em ser artista por ter cabelo crespo.