Morre famosa cantora premiada com Globo de Ouro, Discos de Ouro e Platina

PUBLICIDADE

O mundo do entretenimento está de luto após a morte da famosa cantora Amparo Higuera. A morte da artista foi anunciada nas redes sociais por seus familiares. “Para todos os amigos, com grande tristeza informamos que a nossa querida Amparo Higuera Juárez faleceu. Grande cantora e compositora de música ranchera, que junto com sua irmã Imelda formaram o dueto Las Jilguerillas. Agora seu legado musical ficará para sempre, descanse em paz”, descreve a nota de falecimento.

A artista morreu na manhã de quinta-feira (14), após ficar alguns dias internada em uma unidade médica. O dueto Las Jilguerillas surgiu em 1955 com seu primeiro single Chaparrita Consentida. Foram dirigidos pelo compositor Felipe Valdés Leal, Gilberto Parra e José Vaca Flores, entre outros.

As cantoras participaram de vários filmes mexicanos como El Rey, Maldita Miseria, Que no me bese el Mariachi, La Coyota, Capo de Capos, El Secuestro e El Gorra Prieta. Las Jilguerillas surgiu na época de ouro e foi um grande ícone da música ranchera e do folclore mexicano, que levou o nome do México para além das fronteiras.

O grupo lançou vários sucessos como El Novillo Despuntado, El Bato Gacho, El Bracero Fracasado, Em outros tempos, Eles já estão cantando Los Gallos, Anda Paloma y Dile, Busca Otro Amor, De Mañana En Adelante, Dê o meu rancho ao seu Rancho, Barrio De Jesus Maria, Enchanting Eyes, entre outros durante os seus 50 anos de carreira.

O dueto ganhou vários prêmios importantes com o Recorde de Ouro de Hollywood, em 1975, Globo de Ouro, em 1976; além de Discos de Ouro e Platina pelas altas vendas do álbum Songs of my Land, em 2002.

Uma estátua de bronze da artista é encontrada na praça principal, na sua cidade natal Cañada de Ramírez. Recentemente, María Amparo Higuera ganhou o Prêmio Estadual de Artes da Eréndira 2017, o mais alto reconhecimento concedido a artistas e criadores, concedido pelo Governo do Estado de Michoacán.