Galã de novelas da Globo troca a fama para trabalhar nas ruas: ‘meu tempo passou’

PUBLICIDADE

Quem acompanha as novelas produzidas pela TV Globo há longa data certamente já parou para se perguntar por onde andam galãs e mocinhas que fizeram imenso sucesso e com o passar dos anos, simplesmente desapareceram da mídia.

Esse é o caso do ator Eduardo Tornaghi, que foi galã de novelas como A Moreninha, Sinhazinha Flô, A Gata Comeu, Vereda Tropical, entre outras tramas. Tudo indicava que o ator teria um futuro promissor na teledramaturgia brasileira nos anos seguintes, mas sua presença na TV passou a ser cada vez mais escassa.

Eduardo teve passagens pela extinta TV Manchete e depois retornou para a Globo para um último trabalho em 1989. Os anos se passaram e ninguém ouvia falar no artista. Em 2004, quinze anos após seu último trabalho, retornou a TV Globo bem diferente para a novela Pátria Minha.

Ao encerrar a novela, ele passou a se dedicar a dar aulas de teatro em comunidades cariocas. Se tornou poeta e começou a divulgar eventos literários e suas poesias pelas ruas, de forma independente.

Eduardo fez curtas participações em algumas novelas da Globo entre 2006 e 2014. Em 2015 declarou em entrevista a uma coluna do UOL que acabou se cansando da televisão, pois via o dinheiro como um veneno, bem como se sentia em uma gaiola de ouro.

Um pouco pessimista sobre voltar a atuar, ele afirma que alguns amigos do meio artístico costumam o indicar para trabalhos na TV, mas que os testes nunca dão em nada. “Sinto que meu tempo na TV passou”, declarou o poeta.

Além da vida alternativa com a divulgação da arte de rua, Eduardo possui um canal no Youtube que leva seu nome e sobrenome. Lá ele divulga poesias e eventos culturais.