O Preço da Perfeição é seriado com ritmo e suspense

PUBLICIDADE

O Preço da Perfeição (tradução em Português para o interessante título Tiny Pretty Things) é o nome de um surpreendente seriado da Netflix focado no universo da dança contemporânea e de seus entornos.

Ambientada em Chicago, a narrativa dá seu pontapé inicial com a queda da principal bailarina de uma academia de dança do parapeito do edifício, causando um coma irreversível. Com a tragédia, uma aluna de classe social mais baixa é chamada para compor a Companhia de Ballet, e é pelos olhos dela Neveah, a surpreendente atriz Kyllie Jefferson, que o expectador adentra esse mundo de intrigas escondidas por um tutu.

Com a queda de Cassie, a escola de artes busca trazer uma dançarina pobre e negra para atrair publicidade positiva, e esconder as verdades atrás das coxias. Mas a queda de Cassie acaba por ferir muito mais do que a aluna, e coloca em movimento ações que acabam por derrubar também todas as máscaras e fachadas, seja da aluna favorita, da carinha popular, do galã, da dançarina aspirante e de todo um elenco de coadjuvantes que sonha com o estrelato.

Impossível não lembrar vir à mente o ‘oscarável’ Cisne Negro, uma vez que o drama psicológico de Darren Aronofsky de 2010 parece permear cada acontecimento do seriado, que tem a seu favor a oportunidade de desenvolver os personagens com muito mais calma. E belos personagens, seja no estético, seja na profundidade e no arco de cada um deles. A multiplicidade dos dramas pessoais, motores propulsores de toda ação ou omissão, acaba por enredar e prender o público, com destaque para a tóxica dinâmica familiar entre Bette, a caçula promissora que vive à sombra da irmã, buscando por tentar ser reconhecida pela mãe a qualquer custo.

Interessante que além dos óbvios dançarinos, a trama consegue também envolver os professores, coreógrafos, médicos e até patrocinadores (mecenas), chegando ao ponto de fazer duras críticas ao mundo das artes e dos escândalos e obscenidades que movimentam esse mundo de forma sistêmica e global, o que conversa mais com o título original do que com a tradução para o idioma tupiniquim.

O Preço da Perfeição acaba por se desenvolver como um drama psicológico que mistura momentos de pura poesia e sublima beleza com verdadeiro terror sobre o que a obsessão e a paranoia podem levar as pessoas a fazerem consigo mesmas e com as demais, oferecendo todos os espectros da pisque humana, e assim conversando com um público extremamente variado. Certamente uma aposta que se pagou, revelou ótimos atores ao grande público e deixou todos esperando para ver as cortinas se abrirem novamente para um segundo ato.