Atriz global faz projeto para ajudar familiares de vítimas de abuso sexual

PUBLICIDADE

No ar na reprise de Haja Coração, Karen Junqueira criou um projeto para auxiliar pais de pessoas que foram vítimas de abuso sexual. O objetivo da campanha é servir de alerta para os responsáveis por crianças e jovens e evitar que a desinformação faça parte da vida dessas pessoas. De acordo com a atriz, não conversar com os filhos sobre orientação sexual pode fazer com que eles se tornem pessoas vulneráveis em casos de violência.

A loira declarou que o intuito é conscientizar os pais para abordar a educação sexual em casa. Segundo ela, ao fazer isso não se trata de ensinar precocemente sobre sexo, mas sim fazer com que o diálogo sobre o assunto seja cada vez mais comum. Pois, é necessário diminuir esse tabu que ainda é pressente na sociedade.

Cinco meses depois de expor ao público que foi vítima de abuso sexual quando tinha 12 anos de idade, a intérprete de Jessica na trama de Daniel Ortiz afirmou que conseguiu ajudar várias pessoas quando decidiu relatar tudo. Durante entrevista para Patrícia Kogut, do jornal O Globo, ela completou que depois disso muitas mães a procuraram, algumas amigas nem imaginavam que isso tinha acontecido com ela. E muitas pessoas disseram a ela que irão ficar mais atentas ao comportamento dos filhos dentro de casa.

A artista também contou um comportamento padrão naqueles que são vítimas de abusos: Ela observou que na maioria dos casos, as mulheres costumam falar e se posicionar sobre o ocorrido. E isso acaba se tornando uma corrente de coragem, pois aquelas que passam por isso sentem medo, culpa e vergonha. Mas o culpado realmente é aquele que cometeu o crime.

Karen, que confessou seu trauma aos familiares depois que se tornou adulta, afirmou que por experiência própria, a maioria das vítimas esconde dos pais o momento horrível que vivenciou.