in

Querido ator e ex-jogador de futebol morre aos 84 anos; viúva divulga a causa da morte

Men's Health/Divulgação
Publicidade

A viúva do ator e ex-jogador de futebol americano Mike Henry, conhecido por dar vida ao personagem Tarzan em filmes lançados ao longo da década de 1960, confirmou a sua morte publicamente nesta quinta-feira (4). O óbito, porém, foi constatado no dia 8 de janeiro, quando o artista estava com 84 anos completos.

Por conta de sua trajetória pela NFL (principal liga de futebol americano dos Estados Unidos), com equipamentos ainda arcaicos comparados aos modelos tecnológicos dos dias de hoje, Henry acabou desenvolvendo mal de Parkinson e outros problemas de saúde, tendo em vista as várias pancadas sofridas na região da cabeça na época de atleta. Ele jogou como linebacker pelos times Pittsburgh Steelers e Los Angeles Rams, entre 1958 e 1964.

Do esporte para o cinema

Durante uma partida dos Rams, o produtor do filme Tarzan enxergou em Henry o ator perfeito para interpretar o personagem, sobretudo por sua agilidade e porte físico. Após o convite, vieram três filmes: Tarzan e o Vale do Ouro (1966), Tarzan e o Grande Rio (1967) e Tarzan e o Menino da Selva (1968).

Publicidade
Publicidade

As boas atuações na sequência de Tarzan renderam a Henry convites para outras produções. Ainda no cinema, atuou ao lado de John Wayne no faroeste Rio Lobo (1970), com Charlton Heston na ficção científica No Mundo de 2020 (1973) e com Burt Reynolds em Golpe Baixo (1974).

Pouco tempo depois, a parceria com Reynolds viria a se repetir na franquia de comédia Agarra-me se Puderes (1977). Com o papel de Junior, esteve nas duas continuações, Desta Vez te Agarro (1980) e Agora Você Não me Escapa (1983).

Nos anos 1980, quando veio o diagnóstico de Parkinson pela primeira vez, aposentou-se em definitivo da carreira como esportista e ator. Além da viúva, Cheryl, Henry também deixa a filha do casal, Shannon. A confirmação de sua morte foi feita para a revista Variety.

Publicidade
Publicidade
Henrique Furtado

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com