Roberto Carlos sofre grande perda e morte anunciada causa tristeza

PUBLICIDADE

Aos 79 anos, o cantor Roberto Carlos sofreu uma grande perda neste domingo (14). Morreu em Vila Velha, no Espírito Santo, a irmã Fausta Ramos. Ela tinha 98 anos e o óbito foi constatado às 16h. A freira e o cantor tiveram uma relação muito próxima, quase que de mãe e filho.

Foi irmã Fausta quem ensinou Roberto Carlos a ler e a escrever na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, onde o Rei da música brasileira nasceu. Durante toda a carreira, Roberto Carlos e irmã Fausta mantiveram contato.

Nos anos 1960, a freira marcaria a carreira de Roberto Carlos ao dar para o cantor um medalhão banhando a ouro. Os fãs do cantor sabem que em várias capas de discos lançados entre 1973 e 1981 o medalhão esteve presente ornamentando o pescoço de Roberto Carlos.

Os críticos musicais costumam chamar este período de “a fase do medalhão”. Roberto Carlos lançou Jesus Cristo, O Portão e Além do Horizonte nesta época. O medalhão pertenceu à irmã Fausta por 25 anos antes de ela dar de presente para o Rei.

Roberto Carlos e irmã Fausta tinham relação muito próxima. Quando ia ao Espírito Santo, o cantor costumava pedir para levarem irmã Fausta onde ele estava. Além do medalhão, Roberto ganhou outros presentes da freira, como um medalhão menor e um livro de poesia escrito por estudantes da escola onde o cantor aprendeu a ler e a escrever.

Nos últimos anos, a saúde da freira se deteriorou. Ela vinha tendo complicações devido a uma trombose nas pernas. Os últimos anos de vida de irmã Fausta, que não podia andar mais, mas estava lúcida, foi no Centro de Formação Martina Toloni, em Vila Velha.