Dionatan Hobs, conhecido como ‘golpista do BBB’, pode ter prisão preventiva decretada nos próximos dias

PUBLICIDADE

Foi protocolado na semana passada numa delegacia de Curitiba um documento pedindo a prisão preventiva de Dionatan Hobs Siqueira, que ficou conhecida por toda imprensa como ‘golpista do BBB’. Acusado de aplicar golpes que variavam de R$ 5 a R$ 50 mil em diversas vítimas, ele prometia – mediante pagamento – inserir  “clientes” no Big Brother Brasil, bem como em novelas e minisséries da TV Globo. 

Este colunista conversou com diversas vítimas que relataram que, após o pagamento, o suposto agenciador desaparecia e bloqueava os contatos. O documenta que leva a queixa-crime com pedido de prisão preventiva à delegacia curitibana é assinado pelo advogado de um grupo de vítimas, Igor José Ogar. O documento acusa o suspeito de praticar diversos crimes que teriam lesado inúmeras pessoas. 

Os delitos apontados ao delegado no documento explicitam pelo menos cinco práticas de estelionato, além de delitos envolvendo falsas identidades e também o crime de extorsão, mediante a divulgação de fotos íntimas das vítimas. Diversos boletins de ocorrência foram anexados no documento.

Pedido de prisão será analisado

No pedido de prisão feito pelo advogado, é apontado que Dionatan já trocou de número diversas vezes após aplicar os golpes, além de não possuir residência fixa. O pedido relata que por vezes ele ficaria na casa dos pais na cidade de Santo Ângelo, porém, em face do relacionamento negativo com os familiares, o local não é uma garantia para sua residência, “haja vista que perante os moradores da vizinhança o rapaz já estaria conhecido como um “golpista”. 

O advogado das vítimas ainda aponta que Dionatan deletou a principal rede social que era utilizada para aplicar os golpes, que já contava com mais de 100 mil seguidores, não sendo possível encontrá-la mais na referida data. Por fim, o defensor das vítimas aponta declarações publicadas em sites e dadas pelo próprio rapaz que ele já estaria de malas prontas para viajar ao exterior, e considera que o dinheiro utilizado para esse propósito seria das vítimas.

Ainda de acordo com o pedido de prisão, o advogado relata as autoridades que Dionatan estaria criando perfis fakes para ameaçar as vítimas, a afim de desistirem das denúncias. Igor afirma na peça enviada à delegacia de Curitiba que o rapaz pratica crimes de estelionato pelo menos há seis anos sem parar, com vítimas compreendidas entre o período de 2015 e 2021. 

“A prisão também merece prosperar por garantia da ordem pública. Os crimes praticados por Dionatan ocasionaram reflexos negativos e traumáticos na vida de muitos, propiciando ainda às vítimas dos últimos anos um forte sentimento de impunidade e de insegurança, cabendo ao judiciário o recolhimento do criminoso.”, narra o pedido de prisão, que ainda considera que a prisão do jovem se faz necessária para que seja impedido a prática de novos golpes que não param de ocorrer.

Este colunista entrou em contato com o advogado a frente do caso; confira a nota enviada:

* Advogado José Igor Ogar

“Na qualidade de advogado constituído por muitas das vítimas do senhor Hobs venho trazer a informação de que fizemos uma acusação formal contra o mesmo, por meio de uma notícia crime onde pedimos apuração de vários crimes praticados por esse infrator costumaz, ao que tudo indica tendo praticado por várias vezes o crime de estelionato, extorsão, e outros diversos contra essas vítimas, junto ao mesmo pedido estamos requerendo a prisão do mesmo. Acreditando que com as denúncias e provas já juntadas, bem como as investigações da delegacia de estelionato de Curitiba a atuação do poder judiciário teremos esse pleito nos próximos dias.”

Este colunista teve acesso a mais de 200 arquivos que envolvem delitos supostamente praticados pelo jovem. Num deles, Dionatam rasga dinheiro para comemorar seus ganhos.