O que é basculho? Conheça a expressão de Gil durante briga com Pocah no BBB21

PUBLICIDADE

O Big Brother Brasil 2021 está pegado fogo e o clima esquentou após o Jogo da Discórdia desta semana. O participante Gilberto, apelidado como Gil do vigor pelos colegas do reality, e a cantora de funk Pocah protagonizaram uma discussão com direito a gritos e xingamentos. Durante a briga Gil chamou a sister de basculho.

E a pergunta que o Brasil se fez foi justamente essa: o que é basculho? A palavra acabou se tornando um dos termos mais comentados na internet nesta última madrugada. A expressão regional usada em Recife esteve presente na discussão entre Gil e Pocah. A cantora resolveu tirar satisfação sobre o motivo que o brother ter falado que seu discurso sempre era calculado para poder agradar ao público.

Para solucionar a curiosidade da população que não conhecia a palavra, o portal de notícias G1 procurou uma especialista para poder explicar o significado da expressão. “Eu não vim do lixo para perder para basculho”, essa foi a frase falada pelo brother Gil do BBB21. De acordo com Fernanda Bérgamo, que é professora de redação e participa do Projeto Educação da Globo, o termo usado por Gilberto é uma expressão de um regionalismo antigo, que é pouco conhecida pela juventude.

“Basculho é resto, aquilo que todo mundo despreza. Fica abaixo do lixo, porque do lixo você aproveita muita coisa. O basculho não presta para nada. Foi uma forma dele demonstrar o desprezo por Pocah”, explicou o profissional. Fernanda disse que a expressão regional é pouco conhecida pela juventude atualmente. O participante é jovem, mas vale ressaltar que é uma pessoa que estuda muito e tem o pé nas raízes nordestinas.

Ela ainda disse que acha bacana ver expressões que são usadas no Nordeste do país sendo apresentadas para o restante da população brasileira, pois essa é uma maneira de poder combater o preconceito linguístico.

Categorias BBB