Exclusivo: Karol Conká recebeu orientações antes de falar com Leifert durante comercial após deixar a casa

PUBLICIDADE

A TV Globo teria mentido para o público ao afirmar, na tarde desta quarta-feira (24), que a rapper Karol Conká não recebeu orientações ao deixar a casa do Big Brother Brasil antes de encontrar o apresentador Tiago Leifert, durante o intervalo comercial. Segundo uma fonte deste colunista, que é inquestionável e que trabalha no alto escalão da emissora, estaria rolando nos bastidores uma grande negociação entre a equipe da cantora e a direção da TV Globo em face de todo desmoronamento que vem ocorrendo com a carreira da artista após sua participação no reality. 

Segundo essa fonte, isso tudo estaria acontecendo porque a emissora teria ficado numa saia justa depois que a equipe de Karol Conká teria descoberto que a sister teria sido manipulada por Boninho a permanecer no jogo, com informações falsas sobre sua carreira fora da casa.

A carreira da cantora começou a despencar fora do reality ainda no começo do programa, em decorrência das atitudes contra o participante Lucas Penteado, que deixou a edição e desistiu do jogo por não suportar mais a tortura psicológica que estava sofrendo, principalmente por parte de Karol. Entretanto, naquela época, a direção do programa teria apostado que os problemas estariam concentrados no Lucas, uma vez que, além de Karol Conká, o participante estava envolvido em confusões ligadas a outros membros da casa. Ainda de acordo com essa fonte, Boninho teria apostado que, com a saída de Lucas, o comportamento negativo da sister, que estava levando uma imagem negativa ao reality, iria acabar.

Naquele momento, até mesmo o cantor Projota sentiu o peso do programa. Desconfiado que o reality estava impactando sua vida, também pediu para desistir do jogo, mas foi convencido a ficar na casa pelo próprio diretor do programa – Boninho – que interferiu no jogo induzindo as ações que o rapper teria que tomar naquele momento. A conversa entre os dois foi vazada para todo Brasil. Nela, Boninho culpava Lucas por todos os problemas na casa e orientava Projota a permanecer no game enquanto afirmava que as coisas iriam melhorar, e que Lucas era o verdadeiro problemático da casa. O caso provou para todo Brasil que o diretor promovia interferências diretas dentro do jogo, conversando pessoalmente com os participantes, o que causou revolta em grande parte do público.

Karol Conká: imagem negativa para Globo

Com a saída de Lucas, a situação em relação aos comportamentos negativos da cantora Karol Conká não encerraram, e a situação começou a respingar contra a emissora global. Isso porque o público apontou e acusou a emissora de estar sendo conivente com práticas de torturas psicológicas, e até supostos crimes de preconceito e xenofobia por parte cantora. Assim, a Globo passou a ser cobrada pelo público e pelos próprios anunciantes para que tomasse uma atitude contra a sister.

Após reuniões, a emissora teria entendido que Conká não estaria fazendo bem ao  programa. Sem saber ainda como resolver, a Globo teria se visto diante de duas possibilidades: expulsar Karol da casa, ou sinalizá-la sobre o que estava acontecendo fora do jogo, para que ela pudesse mudar seu comportamento. Por isso, uma psicóloga teria sido orientado por Boninho a contar para Karol o que estava ocorrendo fora do jogo sem, no entanto, abrir todos os detalhes. Mas, ao saber que estava sofrendo uma espécie de cancelamento, Karol teria pedido para deixar a casa para zelar pela sua profissão.

Karol conversa com Boninho

Ainda de acordo com essa fonte global extremamente confiável, Boninho teria conversado pessoalmente com a rapper – assim como feito com Projota – e também teria convencido Karol a ficar. Para isso, ele teria se valido dos mesmos argumentos direcionados a Projota. Ao ser questionado por Conká a respeito dos cancelamentos e sua carreira, Boninho teria negligenciado a totalidade do que ocorria e teria dito que ela poderia ficar tranquila, pois uma briga dela diante da atriz Carla Diaz não estava fazendo com que o público avaliasse todo seu comportamento na casa, e que estaria tudo bem. Dessa forma, Boninho teria contado apenas uma parte e negligenciado que a cantora já estava completamente cancelada fora da competição em relação às atitudes tomadas contra Lucas Penteado. E, foi assim que a participante teria decidido permanecer no jogo, sem a visão total do que estaria acontecendo com sua carreira fora da casa.

Dentro da casa, Karol acabou entregando aos colegas de confinamento a informação de que pediu para sair do jogo, mas que, conversando com “pessoas grandes do BBB”, recebeu como resposta que uma única atitude em relação à Carla não serviria para que ela fosse julgada por outros atos e que estaria tudo bem. Foi nesse momento que o jurídico da cantora teria percebido que ela, assim como Projota, também estaria sendo induzida a tomar atitudes que não seriam legais para sua carreira e resolveram contatar a Globo.

Naquela altura, com a pouca informação que havia recebido sobre seu comportamento em relação à Carla Diaz por parte de Boninho, a cantora teria tentado mudar sua postura diante da mesma. Ela pediu desculpas e a convidou para o VIP. Mas já era tarde demais para o que ocorria com sua carreira fora da casa, com contratos cancelados e agendas de show desfeitas.

Acusando a Globo de prejudicar a sister com informações falsas, um grande acordo teria começado a ser traçado para eliminação de Conká entre a direção e a aquipe da artista que, inclusive, acreditava que seria o melhor a acontecer naquele momento com ela.

Para quem não se lembra, ao perceber a sinuca de bico que teria enfiado a Globo com sua interferência na competição, Boninho já começava a dar declarações públicas de que “ficaria tudo bem com a carreira de Karol Conká”. Na verdade, aquele seria um argumento velado para a equipe da sister. A partir daí, o que se viu teria sido uma sistemática interferência da produção em cima da participante para tentar mudar o seu comportamento dentro da casa, sem que ela percebesse. A situação ficou tão crítica que Karol teria sido levada por três vezes ao confessionário sob o pretexto de que iria trocar de microfone num único dia, o que deixou também outros participantes desconfiados dentro do jogo.

Acordo entre equipe de Karol Conká e Globo

Às vésperas do paredão, a Globo teria recebido algumas condições que deveriam ser cumpridas em relação à saída da cantora da casa, e isso garantiria que ela mesma não desse uma entrevista revelando toda interferência da direção na competição, ou seja, para que ela não revelasse publicamente que a direção teria diálogos diretos com os participantes sem o conhecimento do público.

Assim, teria sido combinado que, diferente do ocorrido com Nego Di, a cantora iria sair e encontrar com uma equipe para que pudesse entender exatamente o que estava acontecendo, uma vez que teria sido enganada dentro da casa, quando solicitou que fosse descontinuada do jogo com medo de que algo ruim estivesse acontecendo com sua carreira. E, para isso, teria sido usado o comercial.

Após esclarecimento rápido dos fatos, Karol teria sido orientada a falar que – da noite pro dia – reconhecia seus erros com Lucas e Carla. E, para que não pairasse qualquer dúvida sobre seu caráter, teria sido criado um roteiro aprovado pelo jurídico da sister, de que ela teria sofrido muitos traumas e que já estava desejosa de ingressar numa terapia. Numa das condições que teriam sido impostas também, a de não veicular as cenas mais fortes e agressivas da cantora dentro do jogo durante a agenda de entrevistas que deveria dar aos programas da casa, principalmente aquelas em que xingava e ofendia os participantes com palavras pesadas e palavrões.

Logo após sua eliminação e a forma como ela ocorreria, a Globo recebeu alguns e-mails de assessorias de outros participantes que teriam percebido a movimentação estranha com a saída da cantora. Nesses comunicados, as assessorias acusaram a Globo de manipular o reality e cobraram explicações.