Bronquiolite: conheça os sintomas e tratamento da doença que acometeu o filho da atriz Sthefany Brito

PUBLICIDADE

A atriz Sthefany Brito passou o maior susto com o seu filho bebê, o pequeno Antônio Henrico, de apenas três meses de vida. Através da sua rede social, ela fez um desabafo e falou sobre o que passou com a criança durante o feriado de carnaval. Inclusive, a famosa disse que o filho teve que ser internado às pressas.

O filho de Sthefany Brito foi diagnosticado com bronquiolite, que é uma enfermidade que costuma ser comum em crianças. Ela contou como foi o desespero de ver o filho tão pequeno passando por essa situação. Após o susto, felizmente, o bebê já está melhor.

Bronquiolite: conheça os sintomas e tratamento da doença que acometeu o filho de Sthefany Brito

Mas, afinal de contas, o que é bronquiolite? A doença é uma infecção viral que costuma acometer bebês com menos de dois anos. As vias aéreas mais estreitas do pulmão, os bronquíolos, ficam inflamadas. Por conta da inflamação, a quantidade de muco aumenta, dificultando a passagem de ar, causando dessa maneira a dificuldade respiratória.

Na maioria dos casos, os sintomas costumam sumir com duas ou três semanas, sem necessidade de um tratamento específico, porém, é importante que a criança seja avaliada logo quando aparecerem os primeiros sintomas, não apenas para que outras doenças sejam descartadas, mas para que o profissional avalie se haverá necessidade de internação, pois alguns pequenos podem ter sintomas intensos.

Os sintomas da enfermidade são parecidos com resfriado e gripe, como febre, tosse, coriza e nariz congestionado. Estes sintomas geralmente duram cerca de um ou dois dias e acabam evoluindo para: respiração rápida, chiado, redução do apetite, dificuldade para dormir, irritabilidade e cansaço.

A doença parece assustadora para os pais, mas, geralmente, não é grave e pode ser tratada em casa. Não existe um antiviral para poder eliminar o vírus que causa a bronquiolite. Ele é eliminado do corpo de forma natural após duas ou três semanas. Nesse período, a criança precisa repousar, se manter hidratada com água ou leite e fazer nebulizações com soro fisiológico. No caso de febre, o pediatra precisa orientar qual medicamento a criança pode tomar.