Após apontar racismo reverso no BBB21, Ana Maria Braga se redime: ‘Errei’

PUBLICIDADE

Ana Maria Braga iniciou o Mais Você desta terça-feira (2) se desculpando com os telespectadores após ter apontado um racismo reverso por parte de Lumena no Big Brother Brasil. A apresentadora afirmou que recebeu várias mensagens do público a corrigindo e enfatizando que as atitudes da psicóloga com Carla Diaz no reality global não se trata de racismo. Ao vivo, a loira disse: “Errei”.

A veterana começou falando sobre o motivo pelo qual gostaria de justificar o erro que cometeu. Ela iniciou dizendo que gosta muito de assumir seus erros e que, após o programa de ontem, viu inúmeras mensagens nas redes sociais dizendo que ela havia feito um comentário equivocado. Até ler as mensagens, ela não havia se dado conta disso.

A artista completou que isso aconteceu quando mostrou em seu programa Lumena falando com Fiuk sobre branquitude, fazendo referência a Carla Diaz. Nesse instante, Ana usou a expressão ‘preconceito reverso’, compreendido por muitos como ‘racismo reverso’. Depois disso, surgiram muitas críticas, e isso fez com que ela fosse buscar informações sobre o assunto.

Ana Maria contou que não somente ela, mas uma boa parte da população não sabe que essa expressão está equivocada. Ela explicou que ativistas e pensadores atuais fazem críticas a expressão de preconceito contra brancos e reforçam a ideia de que a definição de racismo não se dá somente pela cor da pele, mas sim a um sistema opressor. Ela pontua que para o racismo existir é necessário ter relações de poder.

A titular do matinal admitiu que errou e concluiu que as pessoas ainda são muito desinformadas sobre esse assunto. O público tem observado no BBB um conflito de ideias, mas isso é pela dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Ana Maria disse que aprendeu algo que não fará mais, ou seja, usar essa expressão.

Nesse assunto a gente é muito desinformado. Eu aprendi. A gente tem visto no BBB um conflito de ideias, mas isso é reflexo da dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Já descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido de usar expressão. Me desculpem, eu errei“, disse a apresentadora.