Globo coloca plantão no ar e Renata Vasconcellos dá notícia importante sobre ex-presidente Lula

PUBLICIDADE

A TV Globo colocou o temido plantão no ar e deu uma notícia que mexe com a vida política brasileira. Coube a Renata Vasconcellos, que já estava na sede da emissora no Rio de Janeiro, trabalhando para colocar o Jornal Nacional no ar a partir de 20h30, dar a notícia envolvendo um figurão da política brasileira.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) voltou a ficar elegível para concorrer à presidência da República no ano que vem. Nesta segunda-feira (8), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações de Lula na Justiça Federal no Paraná. Renata segurava um celular na mão e leu as informações.

As condenações ocorreram no âmbito da Operação Lava Jato e tiveram o juiz Sergio Moro como grande protagonista. Na decisão, Fachin declarou a Justiça Federal do Paraná incompetente nos três casos em que Lula foi condenado: triplex do Guarujá, sítio de Atibaia e Instituto Lula.

https://twitter.com/Imjsecret/status/1368999324705828867

A defesa de Lula havia entrado com habeas corpus no STF no dia 3 de novembro do ano passado. Com a decisão de Fachin, as decisões tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba estão anuladas. Caberá a Justiça Federal do Distrito Federal analisar os casos.

O caminho podem ser dois: validar os processos e reaproveitá-los ou não validá-los. Lula não concorreu à presidência do Brasil em 2018 porque estava inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Jair Bolsonaro foi eleito ao vencer o petista Fernando Haddad no segundo turno da disputa presidencial com uma margem de quase 10 milhões de votos. Lula estava preso na época.

Nas redes sociais, muita gente está comentando sobre o assunto. O ex-presidente Lula ainda não havia dado nenhuma declaração até o fechamento desta reportagem. O nome de Lula já aparece nos trendings topics (ranking dos assuntos mais comentados) do Twitter. Parece que a corrida presidencial para 2022 vai começar de vez com a retomada dos direitos políticos de Lula.