Exclusivo: com Lula elegível, Globo dá como certa desistência de Luciano Huck às eleições

PUBLICIDADE

Com a anulação de todas as condenações imputadas ao ex presidente Lula e todos os atos contra ele responsabilizados pela Operação Lava Jato, fontes da TV Globo informaram que, para a cúpula da emissora, a desistência do apresentador Luciano Huck para concorrer ao cargo de presidente do Brasil nas próximas eleições já é “praticamente certa”. 

Nesta terça-feira (8) o Supremo Tribunal Federal, por meio do ministro Edson Fachin, anulou todas as decisões tomadas contra Lula pela Justiça Federal do Paraná. Dessa forma o ex-presidente recuperou todos os direitos políticos e se tornou novamente elegível e já é apontada como favorito na disputa, de acordo com pesquisa realizada pelo Ipec, antigo Ibope.

Até semana passada a cúpula da Globo tentava convencer Huck a desistir da pretensão de disputar as eleições por diversos fatores. Uma delas é que o contrato do apresentador se encerra em julho, e a emissora não tinha intenção de retirar esse ano o Caldeirão do Huck da sua grade de programação. Outro motivo seria que a imagem do apresentador concorrendo ao cargo poderia arranhar a imagem da emissora durante o período eleitoral, uma vez que, pela guerra ao planalto, diversos rivais políticos ligariam a imagem do apresentador a TV Globo a partir de uma publicitação negativa. 

Fora isso, com a saída de Fausto Silva, a Globo também tinha interesse em colocar Luciano Huck para preencher o vazio deixado pelo Domingão aos domingos. Segundo executivos da Globo, Luciano Huck não teria a menor dificuldades de manter a programação de domingo líder de audiência, como o Domingão do Faustão vem fazendo há anos.

Para tentar seduzir ainda o apresentador a ficar na programação com os domingos e desistir da ideia, a emissora chegou a oferecer na semana passada o montante de R$ 3,5 milhões de reais ao apresentador, que ainda não tinha cravado o martelo sobre uma decisão. Até ontem amigos próximos ao apresentador sustentavam que a desistência dele em face da presidência da república era grande após a oferta financeira feita pela Globo. Agora, de acordo com uma fonte da direção de contratos da emissora, após a decisão do STF de tornar Lula elegível, a desistência de Luciano Huck à candidatura e sua ida aos domingos da Globo estaria praticamente certa.