Enganou até o Grammy: a farsa musical da dupla Milli Vanilli

PUBLICIDADE

A dupla de reggae e dance Milli Vanilli, composta pelo estadunidense Rob Pilatus e o francês Fab Morvan, ficou conhecida, no auge do sucesso, como uma fraude da indústria da Música. O grupo foi criado a partir do agenciamento de Frans Farian, que acontece em 1988. Depois disso, não demorou muito para que Milli Vanilli estourasse e, assim, o grupo conquistou à vitória na categoria “Melhor Artista Estreante”, no Grammy de 1990.

Apesar do sucesso instantâneo, desde cedo a dupla levantava suspeita de que não cantava suas próprias canções. Suspeitas que tiveram início devido a algumas falhas técnicas no palco e ainda denúncia de outros artistas. Um dos famosos que se envolveram em uma polêmica com a dupla foi Charles Shaw, que chegou a denunciar Milli Vanilli como fraude, mas pouco tempo depois se calou.

Após a conquista da vitória no Grammy de 1990, o grupo conquistou mais espaço para ascensão, o que acabou subindo à cabeça dos artistas, principalmente, a de Pilatus.

O tempo foi passando e, cada vez mais, as aparições da dupla em público manchavam a imagem de Milli Vanilli. Além disso, também houve boatos de que os artistas da dupla, Fab e Rob, apenas interpretavam no palco enquanto eram dublados, o que acabou ofuscando o sucesso conquistado.

Mas a farsa não durou muito, ainda em 1990, o agente da dupla, Franz Farian, acabou admitindo a mentira de Milli Vanilli. Na ocasião, Farian revelou que nem Rob nem Fab eram os verdadeiros interpretes das músicas, ao invés disso, artistas como John Davis, Charles Shaw e Brad Howell, segundo o agente, foram silenciados.

De acordo com a lógica, o que estava sendo feito pela dupla era simples, isso porque os verdadeiros intérpretes eram excelentes, no entanto, seria bem mais benéfico ligar as canções a jovens sensuais e promissores.

O agente ainda contou que conheceu os integrantes de Milli Vanilli em uma discoteca e, segundo ele, não demorou muito até que percebesse o potencial de vendas dos rapazes. Esse encontro acabou rendendo uma das maiores fraudes da história musical.

Diante do exposto, o caso começou a gerar uma enorme polêmica entre as premiações musicais, o que acabou exigindo bastante discussão e, com a pressão da mídia dos EUA, a comissão do Grammy decidiu retirar o prêmio que havia sido dado a Milli Vanilli.