Cabras da Peste resgata o frescor do cinema nacional

PUBLICIDADE

O Ceará é conhecido como um grande celeiro do humor nacional. Também pudera. De Chico Anyzio a Tom Cavalcante, passando por Renato Aragão e dezenas de nomes, sejam em teatro, stand up, novelas e filmes. E agora é a vez de Edmilson Filho, que estrela a nova comédia da Netflix, Cabras da Peste, após ter feito sucesso com Cine Hollyúdi.

Cabras da Peste conta a curiosa história de um policial do interior do Ceará, Bruceuillis, que persegue um caminhão que havia sequestrado a cabra da cidade até São Paulo, onde acaba envolvido em uma grande operação junto com o covarde escrevente Trindade, interpretado pelo excelente Matheus Nachtergaele. O problema é que o medo de Trindade fez com que ele fosse um pária dentro da própria delegacia, o que obviamente criou situações impagáveis.

Para o público mais antigo, Cabras da Peste segue muito a energia e o ritmo de Auto da Compadecida, de quase vinte anos atrás, curiosamente com o mesmo Matheus Nachtergaele na posição de número dois. Mas aí acabam as coincidências, pois agora Matheus, paulista, está mais paulista do que jamais foi, zoando os trejeitos e os sotaques de um povo que afirma categoricamente não ter sotaque. Excepcional. Melhor é curtir a brasilitude do longa, que já começa escrachando com Calor do Cão – versão brasileira Herber…..não, pera. Versão brasileira de Gaby Amarantos para “The heat is on”, de um tira da pesada, o que já faz toda a ambientação do longa nacional.

Mas muito se engana que Edmilson Filho se mira na atuação de Eddie Murphy como o inesquecível Axel Foley. Edmilson parece uma mistura do Didi Mocó do Renato Aragão com o Chicó de Selton Mello para criar o policial de fora perdido na cidade grande, mas arretado o suficiente para tirar do marasmo o pobre Trindade, num romance à brasileira, óbvio, com a cabra Celestina no meio. E se não bastasse a atuação da dupla, uma fotografia que foge do óbvio, o público ainda é brindado com o que deve ser a melhor atuação de Juliano Cazaré, azeitado ao lado de um elenco que funciona super bem.

Mais do que um alívio cômico, Cabras da Peste é aquele filme que faz bem para a alma, e diverte a ponto de doer a barriga de tanto rir para alguns, resgatando os bons tempos do cinema nacional, e ainda por cima dando destaque aos excelentes atores desconhecidos do grande público. Imperdível.