Maju Coutinho anuncia morte de famoso ao vivo no Jornal Hoje: ‘morreu agora’

PUBLICIDADE

Maju Coutinho apresenta o Jornal Hoje diariamente na TV Globo. Na edição desta terça-feira (30), a jornalista teve que dar a notícia da morte de uma pessoa famosa e querida pelo público. Trata-se do psicanalista e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Contardo Calligaris.

“E morreu agora a pouco aqui em São Paulo e estava internado para tratamento de câncer, Contardo Calligaris. Ele tinha 72 anos e foi um dos psicanalistas mais respeitados do Brasil e do mundo”, anunciou a apresentadora do telejornal exibido pela TV Globo.

“Essa informação foi confirmada pelo filho dele, o Max Calligaris, em uma rede social”, concluiu Maju Coutinho. Em seguida, entrou no ar um VT contando um pouco da trajetória de Calligaris. Italiano, ele nasceu em Milão, na Itália, em 1948.

Calligaris estudou na Suíça e fez graduação em psicanálise na França. O psicanalista morou por 15 anos em Paris. Em 1985, ele veio ao Brasil pela primeira vez para lançar seu primeiro livro, o Hipótese sobre um fantasma. Desde então, ele passou a viver no Brasil.

Contardo Calligaris foi professor em diversas universidades do mundo, como na Califórnia, Estados Unidos, e em Paris. “Contardo Calligaris dizia que não existem pequenos problemas. Qualquer coisa pode se tornar um conflito diário com o qual a pessoa não consegue viver”, disse o repórter Fábio Turci.

Sobre a pandemia, Contardo afirmou que seria muito bom que houvesse uma consciência coletiva sobre tudo o país vive neste momento. Ele criticava os negacionistas. Maju Coutinho afirmou que era leitora de Calligaris e disse que o psicanalista vai deixar saudade.