ECMO: conheça o procedimento usado para tentar salvar Paulo Gustavo; ator está em estado grave pela Covid-19

PUBLICIDADE

O ator Paulo Gustavo que é um artista muito querido pelo público brasileiro está passando por uma luta árdua contra a Covid-19. O famoso está internado desde o dia 13 de março após ter complicações pelo vírus. No entanto, com uma piora clínica, ele também teve que ser intubado no dia 21/03, ou seja, respira com a ajuda de aparelhos.

Um dos boletins médicos recentes havia informado sobre uma pequena melhora do quadro de saúde de Paulo Gustavo, porém na noite desta sexta-feira, 2 de abril, o artista acabou piorando e os médicos tiveram que recorrer a outro tipo de terapia chamada de ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea.

Infelizmente, o agravamento do quadro clínico do ator fez com que a equipe médica tomasse a decisão de fazer reajustes terapêuticos. Conforme o boletim médico, o intuito é permitir uma melhor recuperação da função pulmonar e afirmou ainda que nas últimas horas o estado de saúde é considerado estável.

Paulo Gustavo é muito famoso pelo filme Minha Mãe é Uma Peça. Além disso, ele participou de vários longas de sucesso ao longo de sua trajetória artística. Através das redes sociais, a família do artista continua pedindo que os fãs continuem mandando boas energias e orações pela recuperação dele. Inclusive, o pai Júlio Marcos, definiu a situação como uma luta dolorosa.

O que é a ECMO?

A Oxigenação por Membrana Extracorpórea funciona como pulmões e corações artificiais do paciente que está com os órgãos comprometidos. O recurso tem sido muito usado, pela rede privada de saúde, em pessoas que estão em estado grave por causa da Covid-19. Os respiradores continuam ajudando o corpo fornecendo mais oxigênio ao paciente e a ECMO serve como um segundo pulmão. Isso possibilita que o indivíduo possa ter uma condição clínica melhor para poder se recuperar da doença.