Médica especialista divulga quanto custa por dia o tratamento feito em Paulo Gustavo; SUS não cobre

PUBLICIDADE

Ludhmila Hajjar, médica cardiologista que foi cotada recentemente para assumir o Ministério da Saúde, afirmou neste domingo (04/04), em entrevista a CNN, que o tratamento ECMO para Covid-19 custa R$ 30 mil por dia. Esse tratamento vêm sendo utilizado na recuperação do ator e humorista Paulo Gustavo, internado desde 13 de março.

O tratamento por ECMO foi barrado no SUS em 2015 pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias. Os critérios utilizados foram o alto custo e a efetividade do tratamento, que hoje é o responsável por boa parte das pessoas que se salvam durante essa pandemia.

A médica enalteceu o tratamento e disse que todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o vírus têm alguma história para contar sobre pacientes que já estavam desenganados, mas que conseguiram se recuperar por conta da ECMO.

Como funciona o tratamento por ECMO

A ECMO é uma técnica que já é usada há algumas décadas para pacientes com pneumonias graves. Com o avanço da pandemia, o tratamento foi adaptado para a Covid-19, tendo dois objetivos: eliminar o gás carbônico e oxigenar o sangue, gerando o repouso adequado para que o paciente possa ter o seu pulmão recuperado.

Ludhmila  contou ainda que a ECMO pode ser utilizado por diferentes períodos, sendo o mais provável de 14 a 25 dias. Esse é o tempo em que o pulmão do paciente começa a reagir depois da infecção. 

A ECMO, na verdade, tem uma ação mais complexa do que o ventilador mecânico, que apenas fornece ar para os pulmões, mas que não o substitui.