Danilo Gentilli sofreu choque anafilático; conheça os riscos e o que é a doença que pode levar à morte

PUBLICIDADE

O apresentador Danilo Gentilli passou por um momento de grande susto e também deixou os fãs impactados ao surgir com o rosto completamente deformado em sua rede social. O famoso sofreu uma reação alérgica severa depois de ter feito uso de um medicamento que provocou um grande inchaço em seu rosto e até o bloqueio da traqueia.

Através da sua rede social, Danilo Gentilli explicou como tudo aconteceu em um vídeo. “Por acidente, eu tomei uma medicação que eu não podia e eu sou alérgico e começou a dar choque anafilático, meus olhos começaram a inchar muito, minha traqueia começou a inchar muito”, desabafou o apresentador do SBT. Gentilli ainda ressaltou que se não regredisse a situação seria necessário ser intubado, o que era um grande risco para sua vida.

O que é e quais os riscos do choque anafilático?

A hipersensibilidade ou alergia é uma resposta exagerada do sistema imune que reage ao entrar em contato com um antígeno. No caso de medicação, a situação pode ser causada por um ou mais componentes específicos que estão presentes no remédio. Nesse caso, todos os componentes que tenham a mesma substância ou substâncias que sejam da mesma família também vão acabar causando reação alérgica.

Uma outra possibilidade para esse tipo de reação adversa é que ela possa ter sido desencadeada devido a uma grande sensibilidade ao mecanismo de ação da medicação, o que vai fazer com que a reação alérgica ocorre com outros remédios semelhantes. Em muitas situações os sintomas acabam não tendo uma grande gravidade. Porém, vale ressaltar que algumas pessoas, como foi o caso do apresentador do SBT, pode acabar ocorrendo o que é chamado pela medicina de anafilaxia, que é uma reação alérgica grave podendo se manifestar em dois ou mais órgãos diferentes.

O indivíduo pode apresentar inchação, urticária, dificuldade respiratória, chiado no peito, obstrução das vias aéreas superiores, dor no abdômen, diarreia, vômito, queda de pressão e choque.