Paulo Gustavo tem nova fase de tratamento revelado pelo O Globo

PUBLICIDADE

Um dos maiores humoristas do Brasil, o ator Paulo Gustavo, conhecido principalmente por seus trabalhos no Multishow e no filme “Minha Mãe é Uma Peça”, está passando por momentos que definirão a sua recuperação nos próximos dias.

O Jornal O Globo revelou que Paulo foi submetido a um novo procedimento no tratamento contra a doença. Este procedimento servirá para fazer a correção de uma fístula bronco-pleural. Intubado, o ator de 42 anos foi submetido a uma toracoscopia, visando a melhor recuperação da função respiratória.

O jornal ainda revelou o que é esta é uma ‘nova fase’ do tratamento de Paulo Gustavo. Segundo a publicação, as fístulas broncopleurais representam uma comunicação anormal entre os brônquios e a pleura (membrana que reveste os pulmões).

Quando isso acontece, a passagem de ar para o organismo acontece de forma incorreta. Sendo assim, o pulmão apresenta um “vazamento de ar”, dos brônquios para a pleura, local do corpo onde não deve haver ar.

A fístula broncopleural é a causa do pneumotórax, ou um colapso pulmonar. Essa quadro é um escoamento de ar para o espaço entre o tórax e os pulmões. O tratamento visa fechar a abertura onde o ar está passando de maneira incorreta. O procedimento é inovador e é realizada uma colocação de algo pode dentro do órgão para fechar a passagem de ar.

Como o ECMO é uma respiração feita a partir de uma máquina, algumas circunstâncias podem comprometer a pleura em pacientes tratados desta forma. Além das fístulas, existe a possibilidade de derrames pleurais, e infecção.