Paulo Gustavo pode sair do ECMO após melhora da Covid, diz jornalista

Estado de saúde de Paulo Gustavo é atualizado; ator luta contra a Covid.

PUBLICIDADE

O estado de saúde do Paulo Gustavo requer ainda atenção. Contudo, uma novidade pode mudar o quadro do ator que interpreta a Dona Hermínia em ‘Minha mãe é uma peça’. Internado com Covid no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 13 de março, Paulo Gustavo precisou ser submetido a um procedimento invasivo chamado ECMO. A novidade é que o aparelho deve ser desligado muito em breve. As informações são do colunista Gabriel Gontijo, do site A Seguir Niterói.

De acordo com o jornalista, Paulo Gustavo vem apresentando uma evolução positiva e surpreendente em seu quadro. A reportagem informou que a atividade autônoma dos órgãos segue reagindo e o quadro do ator evolui. Paulo Gustavo tem passado por altos e baixos desde que contraiu a Covid e as informações sobre sua melhora são esperadas por amigos, fãs e familiares.

Paulo Gustavo pode ser retirado do ECMO

Existe uma expectativa da retirada de Paulo Gustavo dos tubos do ECMO, seu pulmão artificial, ainda na próxima semana. Segundo Gontijo, o clima entre os familiares e amigos é de otimismo. A equipe do hospital onde o ator está internado está atenta ao estado de saúde do ator.

A assessoria de imprensa de Paulo Gustavo divulgou uma nota de que há sinais evidentes de recuperação nas funções do ator e que o artista tem “pequenos estímulos”, diferente de como estava antes.

Terapia ECMO não abrange todos

Apesar de Paulo Gustavo estar em ECMO, de acordo com especialistas da área médica, essa não é uma terapia para todos os pacientes de Covid. A máquina que auxilia na recuperação da infecção causada pelo vírus serve para que mantenha o paciente vivo até que o pulmão se recupere. É o que diz o cirurgião cardíaco Rafael Otto.

Já a coordenadora de ECMO e pediatria da Beneficência Portuguesa, Larissa Gondim, diz que usar a máquina serve como surporte para salvar as pessoas, isto é, uma ponte para a recuperação pulmonar. “É para quando a doença é reversível e com chance de recuperação”, declarou.

A saída do ECMO para Paulo Gustavo representa um grande passo para a recuperação total do ator, que precisará de um intenso processo de monitoramento pós-Covid. Paulo Gustavo é casado e tem dois filhos.