Após 9 anos, humorista Rodrigo Sant’Anna recebe indenização da Rede TV!

A emissora durante o Carnaval de 2012 plagiou sua personagem Valéria Vasques, aquela do ‘Ai como eu sou bandida’.

PUBLICIDADE

Rodrigo Sant’Anna, humorista e criador da personagem Valéria Vasques, famosa por seu bordão “Ai, como eu sou bandida” no Zorra Total, após 9 anos de briga na Justiça, receberá uma indenização de quase 100 mil reais da Rede TV!, após acionar a emissora por plágio da sua personagem.

Em 2012, durante o quadro, Bastidores do Carnaval, Tiago Barnabé viveu a personagem Vandete para realizar entrevistas com mulheres no sambódromo. Diante disso, Rodrigo e a Globo entraram com um processo contra a Rede TV! por plágio.

A emissora, porém, alegou que se tratava apenas de uma paródia e argumentou que as duas personagens possuíam características diferentes como estatura dos atores, pesos, perucas, voz e, principalmente, o contexto, mas nada disso adiantou.

A decisão em primeira instância deu ganho de causa à Globo e determinou que a Rede TV! pagasse à emissora a quantia de 700 mil reais. Em 2017, o caso foi parar no Supremo Tribunal de Justiça, que definiu que o valor da indenização seria de 50 mil reais, já que a Globo não sofreu nenhum tipo de prejuízo com o ocorrido.

Em 2019, o humorista e a Rede TV! entraram num acordo para o parcelamento do valor da indenização e também dos honorários dos advogados que cuidavam do caso. Esse acordo jamais foi cumprido pela Rede TV!.

Em 2020, a juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro determinou a penhora do dinheiro da conta da emissora pelo descumprimento desse acordo e a transferência do valor para uma conta judiciária e depois para Rodrigo Sant’Anna.

Em dezembro, o juiz Alexandre de Carvalho Mesquita assegurou a transação estipulando o valor de R$ 98.831, 41, incluindo juros, correção monetária e os honorários dos advogados do humorista que defenderam a causa.