Zezé passa por cirurgia de emergência e coloca stent no coração; o que é e para que serve?

Cantor sertanejo foi operação no Hospital Sírio Libanês, de acordo com a jornalista Mônica Bergamo.

PUBLICIDADE

Zezé di Camargo procurou o Hospital Sírio Libanês, no fim de semana, após sentir fortes dores no peito. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. O cantor sertanejo teria passado por uma cirurgia de emergência.

Zezé foi submetido ao procedimento para colocação de um stent em uma artéria que estava com grave obstrução. Aos 58 anos, o artista que faz dupla com o irmão Luciano costuma cuidar bastante da aparência e da saúde. Zezé é um homem muito vaidoso. 

O que é e para que serve o stent?

O público pouco habituado a linguagens técnicas fica na dúvida sobre o que é um stent e para que exatamente ele serve. A explicação não é difícil. O stent é colocado em artérias que estão obstruídas ou entupidas. Ele pode ser feito de metal ou polímero.

O objetivo deste objetivo minúsculo é evitar que a artéria se feche completamente, o que pode levar o paciente a morte. A estrutura do stent mantém a artéria aberta e o sangue circulando normalmente. A imagem abaixo mostra como funciona o stent.

“O uso do stent está indicado em situações de emergência para tratamento do entupimento da artéria coronária no coração ou para prevenir a ruptura de aneurismas no cérebro, na aorta ou em outros vasos sanguíneos”, diz texto publicado no site Tua Saúde.

O médico cardiologista ou angiologista é quem avalia se há necessidade do uso do stent em um paciente. O stent é colocado na artéria por meio de uma angioplastia. A assessoria de Zezé ainda não havia comentado sobre o caso até o fechamento desta reportagem.