Luto no cinema: morre um dos mais aclamados atores da história, arrastando fãs em tristeza

PUBLICIDADE

O cinema mundial está em luto. Um dos atores e diretores mais aclamados da história, dono da alcunha de Franco-Atirador no cinema francês, morreu nesta quinta-feira (8), conforme informado pela família à AFP. Jean-Pierre Mocky, conhecido por ser um dos mais irreverentes diretores e cineastas do cinema, morreu em sua própria residência, por volta das 15 horas, hora local, segundo o seu genro  Jerome Pierrat. 

Ao longo de sua prestigiada carreira, foram mais de 60 filmes sob a sua direção. O apelido de Franco-Atirador francês veio em 2014, durante uma retrospectiva feita pela Cinemateca Francesa, a qual decidiu o prestigiar com este título.

Jean-Pierre Mocky nasceu na cidade de Nice, em 1933. Filho de imigrantes poloneses, ele veio a se tornar pai pela primeira vez precocemente, aos 13 anos de idade. Ao longo de sua vida, durante entrevistas, afirmava ter perdido a conta de quantos filhos tinha no total, embora chutasse um número próximo a 17.

Carreira no cinema

A estreia de Jean-Pierre Mocky nas telonas veio enquanto ator de filmes franceses. Todavia, o tempo veio a lhe reservar destaque em produções vindas da Itália, sendo as mais aclamadas Os Vencidos (1953), de Michelangelo Antonioni, e Sedução da Carne (1954), de Luchino Visconti.

Jean-Pierre Mocky e o cinema comercial

Ao longo de sua carreira, Mocky veio a se afastar das produções cinematográficas comerciais, fazendo com que suas obras fossam feitas sem muito investimento financeiro. Isso, de certo modo, acabou por afastar também parte do público, mas impulsionou a quantidade de seus lançamentos. Apenas no ano de 2015, foram 5 longas de sua autoria lançados.